5 dicas para economizar água no hotel

Economizar água no hotel nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente porque a utilização desse recurso é bastante recorrente, tanto pelo próprio estabelecimento como, também, pelos hóspedes. Por isso, é interessante investir em maneiras inteligentes e sustentáveis de economizar água no hotel.

Para auxiliá-lo nesse desafio, preparamos, a seguir, 5 dicas para que seja possível economizar água no hotel, possibilitando evitar o desperdício e, principalmente, diminuir consideravelmente os gastos. Acompanhe!

1. Utilize um redutor de vazão de água para torneiras

Para economizar água no hotel, é possível utilizar um redutor da vazão de água, que serve para diminuir o fluxo da água liberada pela torneira (reduzindo a sua pressão).

Trata-se de uma ferramenta barata, que pode diminuir em 50% a pressão liberada pela água e contribuir para uma economia de cerca de 30% do consumo total do seu empreendimento.

2. Cuidado com os vazamentos

Os vazamentos são os piores vilões quando pensamos no desperdício de água. Por isso, para economizar água no hotel, é importante ficar de olho no consumo, buscar por possíveis vazamentos e realizar manutenções periódicas, para evitar que eles ocorram.

Portanto, dê atenção à atuação preventiva e fique atento aos principais focos que podem ocorrer vazamentos para evitar problemas e desperdícios. Dentre os locais mais comuns de vazamentos, podemos destacar as válvulas ou caixa de descarga, no ramal direto da rede, cisternas ou reservatórios e, claro, a instalação alimentada pela caixa d’água.

Esses são locais considerados de risco, que exigem uma manutenção mais minuciosa. É interessante lembrar de que um pequeno vazamento já pode fazer uma grande diferença na sua conta de água.

3. Utilize placas de conscientização dos usuários

Conscientizar os funcionários e hóspedes do hotel também é uma forma de economizar água e evitar o desperdício. Para isso, basta colocar alguns lembretes nos cômodos em relação ao uso da água, reforçando para os clientes a importância de fecharem as torneiras, passar menos tempo no banho e, também, economizar no momento de realizar a limpeza dos objetos utilizados.

Assim, é possível investir em uma campanha sustentável, contribuindo para a conscientização das pessoas e, claro, economizando significativamente. Na lavanderia do hotel essa medida se torna ainda mais importante.

4. Instale torneiras com fechamento automático para economizar água no hotel

Para evitar o desperdício e fazer com que as pessoas utilizem menos água, também é interessante instalar torneiras com fechamento automático. Dessa forma, o hóspede utiliza uma quantidade limitada de água.

No fim do mês, a diferença na conta será bastante significativa, fazendo com que se torne possível economizar água no hotel. Além disso, é interessante utilizar igualmente essas torneiras nos ambientes de uso dos funcionários, para que eles também contribuam com a economia.

Essa é uma ótima forma de diminuir o gasto e ter uma atitude sustentável.

5. Aprenda a economizar água no hotel com captação de água da chuva

Outra alternativa interessante é a possibilidade de instalar cisternas para realizarem a captação de água da chuva, que será utilizada posteriormente com os afazeres domésticos. Assim, você economiza na conta e também encontra uma solução sustentável para manter o seu empreendimento sempre limpo.

6. Economize, também, com a água da piscina

A piscina é um grande diferencial para os hotéis. No entanto, é um atrativo que acaba demandando um grande uso de água. Saiba que é possível, com algumas práticas simples, fazer uma economia desse recurso natural. A manutenção preventiva de itens, como filtro e bomba, pode ser uma grande aliada nessa missão. Utilizar peneiras e aspiradores apropriados também ajuda a manter a água limpa por mais tempo.

Diversas atividades que envolvam esse recurso natural podem ser realizadas com a água da chuva, contribuindo para a economia significativa do hotel. Essas dicas, quando aplicadas em conjunto, podem fazer toda a diferença para que você passe a economizar no seu hotel, possibilitando cada vez mais benefícios e sustentabilidade em seu negócio.

E no seu estabelecimento, todas essas precauções são tomadas para economizar água? Sua conta está alta e você está procurando alternativas para reduzi-la? Deixe sua mensagem nos comentários e conheça todas as soluções da Fasterm. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *