VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA QUENTE PARA O CORPO E PARA A MENTE?

É sabido, há milênios, que um bom banho quente proporciona diversos benefícios para a saúde.

Os banhos termais, por exemplo, desde a Grécia Antiga são considerados terapêuticos para a mente e para o corpo. Os romanos foram o povo da antiguidade que mais se importou com transformar o banho num evento, construindo termas públicas onde qualquer cidadão poderia desfrutar de seus prazeres.

Já em meados do século XVII, tornou-se comum entre os europeus a prática do banho turco como forma de tratar diversos transtornos, de gripes a retenção de líquidos.

No mundo moderno, felizmente, não é mais necessário percorrer longas distâncias para usufruir das vantagens de um banho quente. Basta ter uma ducha e um sistema de aquecimento regular para qualquer um de nós mandar as preocupações e o baixo-astral diretamente pelo ralo!

Veja, a seguir, os vários benefícios que um banho quente pode trazer para sua saúde física e mental:

Alivia dores de cabeça

A água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando, consequentemente, a distribuição sanguínea e aliviando as dores de cabeça.

O banho ajuda especialmente quando a dor é causada por estresse, após um dia agitado. Deixar a água cair diretamente no couro cabeludo, para escorrer naturalmente pelo resto do corpo, costuma ter um efeito bem relaxante.

Se a dor de cabeça estiver relacionada a uma pressão causada por sinusite, por exemplo, a água quente também pode ajudar, pois o calor e o vapor ajudam a limpar suas passagens nasais.

Abre os poros e esfolia a pele

A temperatura elevada da água faz com que os poros da nossa pele se abram, permitindo que ela absorva mais eficazmente os nutrientes dos produtos hidratantes que utilizamos e facilitando a liberação de substâncias e microrganismos infecciosos que possam estar presentes no nosso corpo.

O vapor da água também auxilia na esfoliação natural da pele, mandando ralo abaixo as células mortas e removendo as principais toxinas, como sujeiras e resíduos de produtos. Além disso, a depilação com lâmina fica mais fácil após um banho quente, pois ele possibilita um corte mais rente ao pelo, graças à abertura dos poros.

Logo, quando estiver pensando em fazer aquela higienização que limpa até a alma, a água quente é sua grande aliada!

Alivia dores musculares

Como vimos mais acima, a dilatação dos vasos sanguíneos aumenta o fluxo de sangue, o que também pode ser extremamente benéfico em se tratando de dores musculares, especialmente aquelas que se devem à contratura dos músculos.

De forma semelhante ao efeito de uma compressa de água quente, um banho morno pode ajudar a aliviar a tensão muscular e os nós provocados pelos exercícios. Além disso, estimula a cicatrização e reduz inflamações.

É uma ótima estratégia para evitar a dor muscular tardia, que tende a não se manifestar logo depois do treino, mas gera incômodos alguns dias depois, caso o músculo não se recupere apropriadamente.

Diminui as cólicas menstruais

Para as mulheres que costumam sofrer com cólicas, o banho quente também é uma grande vantagem, uma vez que a água passa a funcionar como analgésico.

Quando deixamos cair bastante água quente no ventre, os vasos sanguíneos da região se dilatam, “abrindo caminho” para a menstruação correr com mais facilidade e, por consequência, aliviando a dor.

Relaxa e favorece o sono

Poucas coisas são tão prazerosas quanto um banho quente para começar bem o dia ou ao chegar do trabalho, antes de dormir, concorda?

E a razão para isso também tem a ver com uma melhora da circulação sanguínea.

Aumentando a oxigenação dos músculos e provocando, com isso, maior sensação de relaxamento, o calor faz com que o corpo mande um “sinal” para a nossa mente de que é hora de descansar.

Por isso, o banho quente pode ser vantajoso para quem sofre de insônia, ansiedade e estresse, afinal, o bem-estar da mente está diretamente ligado ao bem-estar do corpo.

Ajuda a recuperar o corpo

Não é à toa que os banhos quentes eram frequentemente receitados como forma de renovar as energias.

O calor é um importante aliado do processo de recuperação do corpo. Elevando a temperatura corporal, ele estimula as principais funções metabólicas do organismo e agiliza as reações químicas, o que pode ser especialmente benéfico quando você precisa se curar – física ou mentalmente!

Gostou de conhecer algumas vantagens da água quente para o seu bem-estar? Então assine nossa newsletter e veja como você pode garantir um aquecimento econômico e regular de água, para nunca faltar banho quente!

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *