Como prestar um atendimento qualificado em hospitais?

Gerenciar um hospital exige um foco diferenciado em seu atendimento. A área da saúde, naturalmente, mede a credibilidade de um hospital pelo serviço prestado a seus pacientes. Portanto, um atendimento qualificado em hospitais se torna um fator essencial a ser conquistado.

Antes de tudo, é preciso entender que não existe um modelo único, que sirva para todos os hospitais. Entretanto, pensar em um atendimento qualificado em hospitais parte de uma tomada de ação coerente e alinhada.

Pensando nisso, confira, a seguir, algumas dicas para superar as expectativas de seu paciente na qualidade do atendimento.

1. Invista em sistemas e tecnologias que facilitem a rotina

Na área da saúde, é preciso oferecer ao paciente de seu hospital toda a segurança e confiança possíveis. O investimento em sistemas e tecnologias de comunicação, por exemplo, agilizam o atendimento e facilitam eventuais processos burocráticos ao paciente.

Conforme dados da Google, 77% dos pacientes recorrem à ferramenta de busca antes de marcar uma consulta. Isso significa que é imprescindível que seu hospital tenha um site de qualidade, que facilite esse pré-atendimento ao cliente, e mesmo recursos como marcação de consultas online.

Além de os sistemas e tecnologias facilitarem os processos do cliente, da triagem à consulta, é possível conectar seus colaboradores. A troca de informações é uma necessidade diária. Portanto, um atendimento qualificado em hospitais pode ser otimizado por um sistema que organize esse fluxo de dados.

2. Capacitação para um atendimento qualificado em hospitais

Atendimento de qualidade não parte somente de uma gerência. É preciso que haja uma equipe preparada e comprometida em manter o padrão de qualidade estabelecido em seu hospital. Por isso, é imprescindível que haja um planejamento sobre os treinamentos e capacitações para toda a equipe.

O investimento na capacitação de sua equipe gera benefícios para todos. Sua gerência ganha em credibilidade e engajamento com seus colaboradores. Os profissionais do hospital, por sua vez, mantêm-se atualizados e mais alinhados a estratégias de otimização do atendimento prestado. Essa preparação reflete a qualidade, os valores e objetivos do hospital para seus clientes.

3. Atendimento personalizado para as necessidades dos pacientes

Prestar um atendimento qualificado em hospitais envolve uma relação aprofundada com os pacientes. Procure formas de fazer com que a relação entre eles e sua equipe supere expectativas.

Conquistar o cliente com um atendimento personalizado e próximo de suas necessidades pontuais é uma boa dica.

4. Acompanhamento pós-atendimento

O atendimento de seu hospital não se limita apenas aos processos que ocorrem dentro do espaço físico. Para um atendimento qualificado em hospitais, é importante enxergar os processos de forma cíclica.

É importante que seu paciente continue tendo todo o suporte e lembrança de seu hospital. Por isso, ações de pós-atendimento são uma parte importante de todo o processo.

Estruturar canais digitais de comunicação direta ou atendimento automatizado, por exemplo, pode estreitar as relações e fazer com que seu paciente volte a optar pelos serviços de seu hospital em uma próxima consulta.

5. Transparência e coleta de feedback

Mesmo que seu hospital não realize uma pesquisa de satisfação, o cliente expressará seu descontentamento em outros canais. Por isso, é preciso saber centralizar esse recurso e utilizá-lo na qualificação e melhoria do atendimento como um todo.

Aproveite para perguntar diretamente a seu paciente sobre os diferentes aspectos do atendimento prestado. Desde o tempo de espera e dificuldade para marcar a consulta até o serviço médico em si, tudo pode ser mensurado. Utilize os dados e as impressões de seu paciente de forma estratégica, priorizando e implementando melhorias em seu atendimento que serão sentidas por seu cliente.

Considerações finais

Reajustar e otimizar processos é parte de um atendimento qualificado em hospitais e em toda a área de saúde. A maior particularidade do segmento é a forma como o bom atendimento é percebido por um paciente.

Diferentemente de outros empreendimentos, é preciso um cuidado maior, principalmente em relação à estrutura ao redor de seu paciente.

Para outras dicas, continue acompanhando o blog da Fasterm. Assine a newsletter e se mantenha atualizado sempre que um novo post for publicado. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *