Seu hotel é sustentável? Quanto?

Nas últimas décadas, os hotéis têm investido em ações e estratégias para tornar seus negócios mais sustentáveis. O setor hoteleiro provoca um significativo impacto ambiental, seja por meio do consumo excessivo de energia e água, seja pelo uso de bens de consumo de grande resistência à decomposição ou pela e geração de resíduos perigosos.

Os hotéis consomem energia para manter a climatização, iluminação e outras necessidades de sua infraestrutura. A água é utilizada em banheiros, lavanderia, limpeza geral e rega de jardins e para a produção de comidas e bebidas. Os resíduos são gerados pelo uso de papel, baterias, lâmpadas, móveis, eletrodomésticos, entre outros.

Felizmente, recentes avanços tecnológicos relacionados a novas fontes de energia renováveis, equipamentos econômicos e produtos naturais promovem não apenas economia para as empresas, mas também demonstram que um hotel ecologicamente correto torna-se financeiramente muito mais rentável que um hotel nos moldes tradicionais.

Para informar sobre essas soluções tecnológicas, e como a adoção de práticas ecológicas pode ser benéfica para o seu negócio, apresentamos a seguir algumas dicas para tornar seu hotel sustentável. Vamos lá?

As vantagens de um hotel sustentável

Hoje, o “pensamento verde” é a principal tendência para manter o crescimento e a relevância do setor hoteleiro. Seja pela exigência de consumidores cada vez mais bem informados ou pela necessidade cada vez maior de redução de gastos para manter a rentabilidade, a adoção de tecnologias ambientais emergentes  proporciona considerável redução nos custos operacionais de um hotel. Além disso, promover a sustentabilidade, sem impactar no conforto dos hóspedes, têm sido uma ótima estratégia de marketing para reter clientes cada vez mais exigentes quanto aos impactos gerados pelas empresas no meio ambiente.

Existe à disposição imensa variedade de estratégias para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, e muitos empresários não se descuidam de utilizá-las. Mas também investem em equipamentos modernos na preferência por produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente e na adoção sistemática de programas de treinamento de funcionários sobre práticas sustentáveis.

Verifique também se em sua região existem incentivos fiscais municipais, estaduais e federais para empresas que adotam soluções sustentáveis em suas edificações. O selo verde, conferido aos hotéis sustentáveis, certifica um reconhecimento transparente e de alta credibilidade para aqueles que secomprometem publicamente com a responsabilidade ambiental, o desenvolvimento econômico e a preservação da comunidade local.

A economia de energia: ação essencial para ter um hotel sustentável

A eficiência energética é um componente crítico na administração de um hotel sustentável. Estima-se que 60% da quantidade de carbono emitida por um hotel é proveniente do uso de energia. Além disso, o consumo de eletricidade representa até 10% dos custos operacionais.

Somente a climatização, a produção de comida e, principalmente, o aquecimento da água podem consumir quase metade de toda a energia do hotel. Depois disso, os equipamentos do escritório, a ventilação, a iluminação e os elevadores são as principais fontes de consumo de eletricidade.

Seus clientes até podem querer se hospedar em hotéis ecológicos, mas eles não estão dispostos a pagar tarifas muito mais altas ou renunciar a qualquer tipo de luxo. Por isso, é preciso que os hotéis invistam em soluções que ajudem a reduzir o consumo de energia, eliminem custos de manutenção e garantam a recuperação do investimento em tempo mínimo, mantendo em alto nível o conforto de seus hóspedes.

A solução da Fasterm

A Fasterm é uma empresa que tem como missão a consciência ecológica, oferecendo produtos econômicos que promovem a sustentabilidade do ambiente e o bem-estar das pessoas. Entre as soluções oferecidas, estão as bombas de calor, que utilizam o calor do ar (ou da própria água) para aquecer a água, resultando em economia de até 75% de energia elétrica.

Produzidas no Brasil e com alta tecnologia, as bombas de calor asseguram um rápido retorno de capital investido, em até 18 meses. Além disso, elas utilizam energia limpa e renovável, o que demonstra para seus clientes que você está preocupado com as mais modernas práticas sustentáveis. Isso sem falar que ter o equipamento pode ajudar, também, a conquistar o selo verde de responsabilidade ambiental para o seu hotel.

Dessa forma, se você planeja administrar um hotel ecoeficiente e economicamente viável, experimente conhecer as enormes vantagens oferecidas pelas bombas de calor da Fasterm. O controle dos custos e uma forte divulgação desse apelo ambiental entre seus clientes será fundamental para incrementar o futuro do seu negócio e tornar o hotel cada vez mais sustentável.

Conte-nos: quais são as principais estratégias que está adotando para tornar seu hotel sustentável? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *