RESPIRE! 4 FORMAS DE RELAXAR APÓS UM DIA ESTRESSANTE

RESPIRE! 4 FORMAS DE RELAXAR APÓS UM DIA ESTRESSANTE

Com o dia a dia cada vez mais corrido, a pressão no trabalho e as pequenas responsabilidades rotineiras, tirar alguns momentos para respirar fundo e se esquecer um pouco dos problemas pode ser uma atitude completamente transformadora!

Porém, sabemos que isso nem sempre é fácil. Não é todo dia que podemos tomar um café com amigos ou viajar, certo?

A boa notícia é que existem alguns hábitos simples e extremamente restauradores que você pode cultivar em casa para relaxar após um dia estressante. Nós separamos algumas sugestões para você.

Confira!

1. OUVIR MÚSICA

A música tem o potencial de estimular ou diminuir o ritmo de nossos neurotransmissores – razão pela qual ela é uma aliada tão expressiva de nossas emoções.

Assim, chegar do trabalho e ligar sua playlist favorita pode ser tudo de que você precisa para esquecer os agitos do dia. E a ciência concorda!

Uma série de estudos recentes têm observado, por exemplo, que quando associada a uma conexão emocional positiva, a música pode ajudar a evocar o bem-estar, uma vez que seu cérebro ativa a memória afetiva e automaticamente associa a melodia a sensações de prazer.

Portanto, seja para dar aquela animada ou se acalmar após uma segunda-feira estressante, não pense duas vezes: aumente o som!

2. COZINHAR

Cozinhar pode ser uma atividade extremamente terapêutica, especialmente se você estiver cozinhando para si.

A tarefa, afinal, não só ajuda a redirecionar o seu foco, mas faz com que você se ocupe de algo extremamente importante para você e o seu bem-estar.

Até porque cozinhar não significa só juntar os ingredientes na panela. Todo o processo contribui para que você volte sua atenção para si: escolher os alimentos que te dão mais prazer, pensar em combinações gostosas, preparar de acordo com a sua preferência, curtir os aromas dos temperos…

É uma experiência sensorial completa que vai fazer você se sentir mais presente, ao mesmo tempo em que te distancia de pensamentos potencialmente desgastantes.

3. ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS

Quando você fica estressado, os seus músculos se contraem involuntariamente, causando desconforto e tensão, principalmente na região do pescoço, costas e pernas.

E como o bem-estar físico está diretamente ligado ao bem-estar da mente, e vice-versa, cuidar do corpo também é uma ótima forma de se desligar do estresse.

Para relaxar os músculos mais atingidos pela tensão, faça movimentos circulares lentos  com os pulsos, tornozelos e pescoço. Para as costas, vale tentar um alongamento básico: sente-se em uma cadeira, mantendo os pés no chão, e gire a parte superior do corpo para um lado. Segure a posição por 20 segundos, volte à posição inicial e depois gire para o outro lado. Se quiser, você pode apoiar as mãos na cadeira, para um alongamento mais profundo.

Com essas técnicas, você aliviará as tensões da sua musculatura e, por consequência, se sentirá mais leve.

4. TOME UM BANHO QUENTE

Outra atividade extremamente relaxante para os músculos – e, claro, para a mente – é tomar um bom banho quente.

Segundo alguns estudos neurológicos, o banho quente ativa o sistema nervoso parassimpático, o que remete à sensação de serenidade. Isso porque esse sistema é o responsável pelas ações que fazem com que o organismo responda a situações de calma.

A desaceleração dos batimentos cardíacos e diminuição da pressão arterial, da adrenalina e do açúcar no sangue, por exemplo, são algumas das ações estimuladas pelo sistema nervoso parassimpático.

Como, inversamente, o estresse tende a nos deixar acelerados, aproveitar uma ducha de água quente é uma boa estratégia para reverter seus efeitos. Ela também melhora a circulação sanguínea, auxiliando no relaxamento dos músculos e aliviando dores de cabeça.

Não é à toa que nos sentimos renovados depois de alguns momentos debaixo d’água, certo? Assim, com banho quente sempre à disposição, você tem a garantia de um momento de bem-estar assim que chegar em casa!

Cultivar hábitos positivos para a saúde não só restaura o humor, mas também ajuda a renovar o corpo e a mente. E a água quente é uma aliada importante desse processo!

Entenda melhor por que o banho quente é terapêutico no texto “Você conhece os benefícios da água quente para o corpo e para a mente?”!

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *