Dia Mundial da Saúde: a importância da data para hospitais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado em que uma pessoa alcança o bem-estar completo, seja ele físico, mental, ou social, estando, também, longe de qualquer tipo de doença.

Assim, apesar de algumas pessoas entenderem que ter saúde é estar livre de doenças graves, somente a ausência de enfermidades não caracteriza um indivíduo saudável. É necessário, também, levar em consideração diversos fatores, como sua qualidade de vida e aspectos físicos e mentais.

Por tudo isso, conscientizar a população sobre a importância de buscar atingir esses aspectos de modo mais integral é tão importante – somente dessa forma é possível agir preventivamente e garantir a melhor qualidade de vida para as pessoas.

E para ajudar nesse tipo de compreensão, foi instituído o Dia Mundial da Saúde. A seguir, saiba mais sobre essa data e sua importância para os hospitais.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, também conhecido como Dia Internacional da Saúde, é comemorado em 7 de abril, e visa a conscientização das pessoas sobre questões que impactam em sua saúde física e mental – e, consequentemente, em sua qualidade de vida.

Essa data foi escolhida por ser a mesma de criação da Organização Mundial da Saúde, órgão ligado a ONU, que é responsável pela orientação, regulação e pelo acompanhamento de regras da saúde nas Nações Unidas. Essa comemoração ocorre desde 1948.

Entre as ações que caracterizam a ocasião, estão campanhas de prevenção e conscientização que objetivam a promoção da saúde da população.

Tema do Dia Mundial da Saúde em 2018

A cada ano, é trabalhado um tema nesta data. Em 2017, o tema foi a Depressão e, para 2018, o tema proposto é, justamente, “Saúde para todos”, tópico que resume a meta de trabalho da OMS e que abordará a importância da saúde universal – isto é, do acesso aos serviços de saúde para todos e dos benefícios que isso pode gerar.

Esses assuntos são trabalhados não somente no Dia Mundial da Saúde, mas em ações que ocorrem durante o ano todo.

A importância do Dia Mundial da Saúde para os hospitais

Para os hospitais, é fundamental ter pautas de trabalho alinhadas aos objetivos da OMS, além do desenvolvimento de ações de aproximação com a comunidade e de conscientização sobre a importância dos serviços e cuidados com a saúde.

Nesse sentido, os hospitais podem realizar, por exemplo, palestras instrutivas, atividades educacionais e elaborar conteúdos informativos que abordem as quatro esferas principais que impactam na qualidade da saúde das pessoas: a biologia humana, o ambiente, o estilo de vida e a assistência médica. Quanto a esse último aspecto, é importante deixar claro que a boa saúde é alcançada por meio de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e atividades de lazer, e, também, com a realização de exames periódicos e do acompanhamento médico – não apenas em momentos de doença, mas de modo preventivo.

Com ações como essa, é possível promover uma humanização do atendimento do hospital, uma aproximação com a comunidade, ações de cunho social e, ainda, criar valor e diferenciação junto a seus pacientes, compartilhando informações relevantes e que ajudarão as pessoas a tomarem decisões de saúde mais conscientes e proativas.

Seu hospital realiza ações voltadas ao Dia Mundial da Saúde? Você tem alguma experiência para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *