Como se preparar para a alta temporada em um hotel?

A administração de uma rede hoteleira, para se manter no mercado, deve ter uma estratégia para se preparar para o fluxo de alta temporada. Independentemente do tamanho, a alta temporada em um hotel pode gerar situações como overbooking e desafios para gerenciar a equipe.

Na indústria hoteleira, é preciso saber como se preparar para conseguir aproveitar esses meses da melhor forma. Pensando nisso, no post de hoje, confira dicas de como se preparar para a alta temporada em um hotel. Acompanhe!

1. Seja crítico com o seu serviço

Crie um sistema que permita que você saiba, em primeira mão, como o serviço da sua rede ou hotel está sendo oferecido.

Da recepção até os espaços externos, tudo precisa de uma análise para seguir um padrão de qualidade. Assim, é possível realizar uma avaliação mais precisa de seu hotel e otimizá-lo para que a infraestrutura e as operações possam lidar com o grande fluxo gerado por uma alta temporada, sem comprometer a experiência de seu público – afinal, você quer aproveitar a oportunidade para fidelizá-lo, certo?

2. Analise os dados disponíveis

Um aspecto da alta temporada em um hotel que precisa ser conquistado é sua previsibilidade.

Dados sobre o período do ano passado podem ser úteis para a precificação de suas diárias e dos pacotes. A mensuração de informações, como ocupação e faturamento, permite que sua rede de hotéis possa ter uma padronização e otimização, de forma a se preparar para atender bem ao grande público.

3. Fique atento ao cenário e à concorrência

Além de basear tomadas de decisões em períodos anteriores de alta temporada, a análise de concorrência pode ser crucial. Garantir que o valor e a disponibilidade de quartos de seu hotel sejam competitivos é a chave para que seu negócio se prepare adequadamente, e não perca boas oportunidades de incrementar o faturamento e de conquistar novos clientes no período.

Uma análise atualizada de seu mercado permite uma base mais concreta para suas ações promocionais. Hospedagens de cortesia, descontos e até mesmo a flexibilidade de datas são diretamente afetadas por essa perspectiva.

4. Implemente estratégias considerando restrições de hospedagem

É comum que, na alta temporada em um hotel, empresas atinjam o limite de sua estrutura de hospedagem e serviços. É interessante, no caso, considerar estratégias que estabeleçam ou estimulem limites de estada mínima e máxima. Com uma administração correta e alinhada com a lucratividade ideal, é possível valorizar essa sazonalidade.

A implementação de estratégias voltadas para o tempo de hospedagem permite criar um controle de demanda em seu hotel. Dessa forma, períodos de alta temporada acabam retendo o melhor de sua eficiência, minimizando problemas futuros de vendas e atendimento.

5. Seja inteligente com a demanda na alta temporada em um hotel

Manter a transparência durante a alta temporada em um hotel pode ser valioso. Afinal, os processos de vendas e serviços diários do hotel dependem de uma boa comunicação. Uma administração clara e que prime pelo bom fluxo comunicacional permite o melhor desempenho de sua equipe.

A inteligência ao lidar com a demanda de uma alta temporada está justamente em sua linha de frente. Tenha uma equipe com autonomia para que, em casos, de lotação excedida ou ocorrência de imprevistos, possa resolver a crise rapidamente e oferecer compensações que ofereçam uma percepção de exclusividade e de encantamento em seus hóspedes.

Um cliente fidelizado se torna muito mais econômico para seu processo do que continuamente buscar novos públicos. Além disso, ele se torna um defensor e divulgador de seu hotel. Dessa forma, mantenha uma base confiável e, assim, períodos de alta demanda vão se tornar mais fáceis de administrar.

O período de alta temporada, mesmo com todos os desafios exigidos da operação de seu hotel, é uma oportunidade, por isso, aproveite para motivar profissionalmente sua equipe. Não há sentido em exigir que o melhor padrão seja atingido em todas as frentes se não há um senso de recompensa e progresso em toda sua operação.

Preparar-se para a alta temporada em um hotel pode ser estressante. No entanto, quando se domina a operação para funcionar de forma ágil, isso se reflete na experiência de seu cliente. Antecipe-se e extraia o máximo desse momento: todos terão a ganhar, aproveitando uma maravilhosa estada!

Você gostaria de saber mais dicas sobre a gestão de um hotel e como alcançar metas em seu negócio? Continue acompanhando o blog da Fasterm para mais artigos sobre como criar a melhor estratégia para seu empreendimento hoteleiro. Até a próxima!

 

 

 

 

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  1. […] com um hotel em alta temporada exige um gerenciamento preciso e claro de todo o conjunto de seus processos. Durante o Carnaval, a […]

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