Como preparar o hotel para o carnaval?

Hotéis sempre buscam otimizar suas estratégias e ações para lidar com feriados, eventos e grandes demandas de hóspedes. No Brasil, o Carnaval acaba sendo a união de todas as demandas de alta temporada. No Carnaval de 2017, cidades, como Natal, registraram 93% de ocupação nas redes hoteleiras. E sua rede, como pretende preparar o hotel para o Carnaval?

Apesar da crise ter impactado o país, as projeções são positivas. Nas cidades mais procuradas, como Rio de Janeiro e Recife, é esperada uma ocupação de 90 a 95% da capacidade dos hotéis. Quer aproveitar essa boa sazonalidade? Então, confira, a seguir, algumas dicas de como preparar o hotel para o Carnaval.

1. Ao preparar o hotel para o Carnaval, destaque seus serviços

Toda rede de hotéis, especialmente em grandes cidades e parte de roteiros turísticos, terá seu serviço em capacidade máxima durante o Carnaval. Por isso, é importante não somente oferecer o melhor serviço, mas trabalhar em seu diferencial.

Uma boa forma de destacar seu hotel nesse Carnaval é oferecer opções alinhadas com seu hóspede. Serviços de maquiador e cabeleireiro, por exemplo, podem ser atrativas para o público interessado em participar dos festejos. Com isso, é possível ter uma estratégia que una a parte utilitária de seus serviços com algo agradável e prático ao cliente.

2. Incentive seus hóspedes a explorar a região

Diferentes perfis de público podem vir a se tornar seus hóspedes, no entanto, é importante focar na experiência do cliente e superar suas expectativas. Preparar o hotel para o Carnaval significa, principalmente, estar atento ao cenário turístico.

Sua equipe de marketing pode, por exemplo, elaborar roteiros diferenciados para seu hóspede, seja ele o folião que deseja aproveitar cada bloco e festa, ou aquele que deseja mais sossego. Procure atender à demanda e oferecer opções para todos os seus perfis de público.

Personalizar seu atendimento para atender seu público pode ser um diferencial e tanto nessa época. Invista em oferecer a melhor experiência: mesmo com a alta sazonalidade, a qualidade, a prestatividade e a simpatia de sua equipe não devem ficar de lado.

3. Controle a situação de overbooking

Lidar com um hotel em alta temporada exige um gerenciamento preciso e claro de todo o conjunto de seus processos. Durante o Carnaval, a insatisfação dos hóspedes deve ser evitada a todo custo, por isso, é importante se preparar com antecedência: sua estrutura não deve ser utilizada além de sua capacidade.

Para preparar o hotel para o Carnaval, é necessária uma administração financeira regrada. Saber alocar recursos, fazer contratações, organizar e treinar seus recursos humanos é vital para o bom desempenho de seu hotel, e estratégias de controle de alta demanda são necessárias.

4. Estabeleça uma relação com seu hóspede

Um dos grandes desafios das redes hoteleiras durante o Carnaval é destacar a marca. Afinal, embora haja uma demanda por serviços de hospedagem, há uma competição interna e externa pela lembrança de marca. Estabelecer uma relação com seu hóspede exige uma estratégia contínua, que vá além da sazonalidade da semana mais festiva do ano.

Para preparar o hotel para o Carnaval, uma estratégia válida é estabelecer uma continuidade. Pacotes promocionais para clientes fidelizados para o Carnaval, por exemplo, podem atrair recomendações e potencializar sua marca nesse período.

5. Estabeleça um padrão de qualidade para o Carnaval

No período de Carnaval, o recurso mais utilizado será sua linha de frente. Quartos deverão ser arrumados com maior rapidez, canais de atendimento utilizarão o máximo de sua capacidade. Preparar o hotel para o Carnaval envolve, também, oferecer um treinamento adequado aos membros de sua equipe.

Garantir o conforto de seu hóspede exige a definição de um padrão e estabelecer um nível de qualidade a ser alcançado pode ser um grande diferencial para seu hotel. É importante lembrar de que, no período de Carnaval, serviços de hospedagem informais e caseiros competem com redes oficiais, portanto, saber destacar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados é essencial!

Considerações finais

O período de Carnaval é um evento único para o turismo brasileiro. Trata-se de um momento de alta competitividade, principalmente em regiões turísticas. Saber posicionar seu hotel e utilizar o máximo de seus recursos de forma inteligente pode fazer toda a diferença. Que esses festejos tragam bons negócios para seu hotel!

E então, preparado para atender seus clientes no Carnaval? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *