• Home
  • Sobre nós
    • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais
  • Soluções
    • Bombas de calor
    • Sistema de aquecimento de água para condomínios
    • Sistema de aquecimento de água para Hospitais
    • Sistema de aquecimento de água para Hotéis
    • Sistema de aquecimento de água para Motéis
  • Simulador de economia
  • Contato
    • Faça um orçamento
    • Seja um Revendedor
    • Dúvidas
    • Assistência técnica
  • BR
    • AR
    • BO
    • BR
    • CO
    • CL
    • EC
    • PY
    • PE
    • UY
    • VE
  • ES
  • Menu Menu
gestão de hotel

Gestão hoteleira: Dicas que vão impulsionar o Hotel

27 de janeiro de 2022

Você sabia que uma boa gestão hoteleira deve ir além da recepção calorosa dos hóspedes?

Para que haja um melhor desempenho e, consequentemente, a elevação da rentabilidade, cabe ao gestor do hotel adotar estratégias que otimizem os processos, garantam qualidade no atendimento e, também, reduzam os custos operacionais.

Como usar a gestão hoteleira para destacar o seu hotel?

Para lhe auxiliar nesta reflexão destacamos a seguir 5 atitudes na gestão hoteleira capazes de impulsionar o empreendimento e garantir bons resultados. Vamos lá?

1.Gestão de pessoas eficiente

Uma das grandes preocupações na gestão hoteleira é reunir bons profissionais e criar uma equipe competente. Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil e exige cautela.

É essencial que os colaboradores saibam exatamente suas funções e responsabilidades. Independentemente do porte do hotel, não hesite em contratar funcionários capacitados para os setores de RH, financeiro, atendimento, assistência técnica, dentre outros.

Em contrapartida, também é dever do gestor oferecer oportunidades de qualificação para estes profissionais. Além de mantê-los mais motivados a exercer suas funções, capacitar profissionais reduz o alto índice de rotatividade. Ou seja, o seu hotel contará com um time coeso, qualificado e, acima de tudo, motivado!

2.Validação do feedback dos hóspedes

Ninguém melhor para comprovar a qualidade dos seus serviços no seu hotel do que os hóspedes, certo? Através de suas críticas, positivas ou negativos, torna-se mais simples adequar e reestruturar processos na gestão de seu hotel.

Existem várias formas de conhecer a opinião e sugestões dos hóspedes: através de caixinhas de sugestões, formulários de pesquisa a serem preenchidos no check-out, mensagens através das redes sociais, e-mails e conversas informais durante a hospedagem são alguns caminhos.

Em um setor tão concorrido, gestores que não atendem às exigências dos hóspedes podem tornar seus negócios obsoletos e menos competitivos.

3.Uso de tecnologia na gestão do hotel

Assim como em outros segmentos, a tecnologia é uma grande aliada no nicho hoteleiro e deve ser considerada na gestão do hotel. Investir em processos automatizados, modernos e mais ágeis eleva a capacidade e qualidade do atendimento do hotel, resultando em um melhor desempenho, maior número de reservas, avaliações positivas e visibilidade no mercado.

É possível implementar um sistema eletrônico de reservas, otimizando o tempo do futuro hóspede; utilizar centrais telefônicas para facilitar a solicitação de itens à recepção; incluir um sistema de concierge eletrônico, perfeito para visitantes que falam outros idiomas; utilizar cartões de acesso eletrônicos e codificados; utilizar reconhecimento facial e portaria eletrônica para se deslocar nas dependências do hotel e muito mais.

Cabe dizer que automatizar os processos internos – não somente os relacionados ao atendimento dos hóspedes – também impulsionam o hotel, tais como o controle financeiro e contábil, controle de colaboradores, gestão de estoque, gestão da carteira de clientes e avaliação de desempenho das ações de marketing.

4.Captação de clientes

O segmento hoteleiro é um dos que possuem movimento sazonal. Enquanto a alta temporada – férias de verão e inverno – traz um aumento das reservas, a baixa temporada sofre com a escassez de hóspedes. Sendo assim, vale apostar em campanhas de marketing que atraiam mais hóspedes, principalmente nos períodos de baixa.

Sabendo que as redes sociais são grandes parceiras de negócios, é importante criar ações específicas para elas. Uma boa dica é oferecer pacotes promocionais para quem fechar a reserva pelo Facebook ou Instagram, por exemplo. Ou, quem sabe, oferecer uma porcentagem de desconto para reservas acima de ‘x’ diárias.

Existem, ainda, outras formas de captar mais clientes para o hotel, como a criação de pacotes promocionais para casais, melhor idade, grupos familiares, de excursão, dentre outros.

5.Investimento em infraestrutura é essencial na gestão hoteleira

O oferecimento de uma excelente estrutura aos hóspedes é o ponto responsável pelo sucesso ou fracasso do hotel. Além de acolhimento, descanso e lazer, os visitantes estão em busca de modernidade, tecnologia de ponta, sustentabilidade e atividades diversificadas. Sendo assim, é importante oferecer o que há de melhor em infraestrutura.

Para os hotéis que possuem central de aquecimento de água de banho, vocês já pensaram em investir em uma solução de bombas de Calor? Além de manter a temperatura da água de banho a 60º graus, ela pode economizar muito nos custos mensais, e ainda prepara seu hotel para o inverno garantindo água aquecida.

Mas não é só isso: na questão estrutural e considerando o público-alvo do seu hotel, vale apostar em áreas de lazer para toda a família, como playgrounds e auditórios para workshops, palestras e reuniões, monitoria infantil, academia, mobiliários novos, equipamentos tecnologicamente atualizados, sistemas de ar-condicionado, sistemas fechados de TV etc.

Visitar feiras e congressos especializados no setor pode contribuir com o surgimento de novos “insights”, auxiliando-o nas melhorias dos serviços do hotel!

Na verdade não existem muitos segredos quando o assunto é gestão hoteleira. Basta que você, gestor, esforce-se para oferecer a melhor experiência aos seus hóspedes. Enfim, aposte também, em infraestrutura, tecnologia, relacionamento e boas estratégias como o Revenue Management.

Gostou do nosso artigo? Quer receber mais dicas de gestão hoteleira e impulsionar as atividades do seu hotel? Acompanhe nosso blog e fique atento às novidades.

Leia também:

  • Lavanderia de hotel própria ou terceirizada
  • Segurança em hotéis: 8 dicas de proteção
  • Como economizar água no hotel

Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
por FastermCategoria: Dicas para Hotéis 0 Comentários

Sobre Fasterm

Fasterm

Este autor ainda tem que escrever sua biografia.
Enquanto isso vamos apenas dizer que estamos orgulhosos que Fasterm contribuiu com excitantes 179 entradas.

https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Depositphotos_183886890_s-2019-2.jpg 667 1000 Fasterm https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fasterm-logo-colorido.svg Fasterm2022-01-27 08:00:302024-08-21 11:30:30Gestão hoteleira: Dicas que vão impulsionar o Hotel
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Search Search

Populares

  • Pessoa lavando o cabelo com shampoo no chuveiro com espuma
    Guia do sistema de recirculação de água quente em hotéis24 de novembro de 2025 - 07:00
  • Banheira branca com espuma e torneira cromada com água corrente em banheiro aconchegante com velas e roupão branco
    Qual é o sistema mais econômico para aquecimento de água?3 de novembro de 2025 - 12:00
  • Painéis solares captando energia durante o pôr do sol em campo aberto
    Aquecedor solar de água e bomba de calor: como aliar?20 de outubro de 2025 - 07:04

Categorias

  • Aquecedor de água
  • Bomba de calor para banho
  • Dicas para Condomínio
  • Dicas para Hospital
  • Dicas para Hotéis
  • Dicas para Indústria
  • Dicas para Motéis
  • Dicas para Residências
  • Não categorizado

 

2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30

6ª feira, das 07h30 às 16h30

Estr. Mun. Pref. Geraldo Ramos Gonçalves, 236

Tanque Preto - Nazaré Paulista/SP 12960-000


Nautilus Equipamentos Industriais LTDA.

CNPJ: 53.476.057/0001-28

  • Sobre nós
  • Cases de Sucesso
  • Falar com um especialista
  • Seja um Revendedor
  • Assistência Técnica
  • Política de cookies
  • Política de privacidade
  • Solicite seus dados pessoais
  • Aquecimento de água para Hotéis
  • Aquecimento de água para Motéis
  • Aquecimento de água para Hospitais
  • Aquecimento de água para Condomínios
Fasterm © Todos os direitos reservados.
  • Link to Linkedin
  • Link to Facebook
  • Link to Instagram
2018 © Fasterm - Economia em alta temperatura Por © InCuca
Link to: Revenue Management na hotelaria: Veja os benefícios Link to: Revenue Management na hotelaria: Veja os benefícios Revenue Management na hotelaria: Veja os benefíciosRevenue Management na hotelaria Link to: Como gerenciar um condomínio: 5 dicas para gestão Link to: Como gerenciar um condomínio: 5 dicas para gestão O SÍNDICO COMO GESTOR: 5 DICAS PARA GERENCIAR O CONDOMÍNIO DE FORMA MAIS PROFISSIONALComo gerenciar um condomínio: 5 dicas para gestão
Scroll to top