Aproveite a alta temporada de hotéis para fidelizar clientes

A sazonalidade é um fator que pode prejudicar ou favorecer os bons resultados de um empreendimento hoteleiro. Sem um planejamento, tanto na baixa quanto na alta temporada de hotéis, pode-se perder clientes e reduzir o faturamento consideravelmente.

No caso específico da alta temporada, o cenário é, naturalmente, mais positivo – desde que o hotel esteja preparado para lidar com o fluxo maior de hóspedes e não perder a qualidade de seu atendimento, acomodações e demais serviços.

A alta temporada de hotéis é, ainda, uma ótima oportunidade para fidelizar os novos clientes que surgem – e, quem sabe, criar condições para que eles voltem, também, na baixa temporada.

Pensando nisso, apresentaremos algumas dicas de como aproveitar a alta temporada de hotéis para fidelizar clientes e semear bons frutos para o seu empreendimento. Acompanhe e comece a colocar essas dicas em prática!

1. Alta temporada de hotéis não pode significar baixa na qualidade de seu atendimento

Mais pessoas circulando no hotel, maior volume de ligações, de pessoas na recepção e de solicitações de serviços. Se sua equipe não estiver preparada para lidar com essas situações, a qualidade de seu atendimento pode cair, bem como a satisfação e a predisposição de seus clientes de voltarem em seu estabelecimento.

Um estudo demonstrou uma relação significativa entre a satisfação dos clientes de hotéis e a hospitalidade de sua equipe de atendimento. Assim, é essencial que sua equipe seja empática e preparada para garantir a melhor experiência possível a seus hóspedes em qualquer temporada.

Dessa forma, prepare sua equipe com antecedência para lidar com a alta temporada de hotéis. Estabeleça um padrão de atendimento a ser seguido e lembre-se de que a simpatia e a prestatividade não devem ser reduzidas em função da sazonalidade.

2. Não descuide do conforto e da limpeza de seu hotel em períodos de alta demanda

Independentemente do fluxo de hóspedes, seu hotel não deve reduzir o padrão de excelência em itens básicos, como a limpeza e o conforto.

Conforme um levantamento do site Hotéis.com, limpeza e conforto são 36 vezes mais importantes do que serviços tidos como grandes diferenciais como, por exemplo, uma piscina de luxo!

Assim, para fidelizar os clientes na alta temporada de hotéis, ajuste a operação de seu empreendimento para que não falte conforto e para que a limpeza seja impecável. Esse cuidado, certamente, será visto e valorizado por seus hóspedes que, além de ficar satisfeitos, indicarão o seu hotel para seus amigos e familiares.

3. Invista em práticas sustentáveis

Cada vez mais, a sustentabilidade é um fator relevado pelas pessoas – de fato, conforme pesquisa, o brasileiro ocupa a terceira posição no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade. Ainda, segundo a pesquisa Futuro da Hotelaria, 75% dos hóspedes da nova geração já consideram as estruturas ambientalmente sustentáveis fundamentais para os hotéis.

Assim, para conquistar a preferência e a fidelidade desse novo público que está conhecendo seu hotel, oferecer soluções sustentáveis pode ser “a cereja do bolo”.

Um exemplo de prática sustentável que pode ser adotada é a tecnologia de bombas de calor da Fasterm que, além de utilizar para seu funcionamento energia limpa e renovável, não emitindo gases ou quaisquer materiais particulados, ainda geram, se comparado com outros sistemas, até 75% de economia no aquecimento de água para seu estabelecimento.

4. Encante seu cliente com overdelivering

O overdelivering é um conceito importante para o segmento de prestação de serviços. Em uma tradução livre, a expressão significa “entregar mais”. Isto é, fornecer para seu cliente algo extra, além do esperado.

Quem não gosta de ser surpreendido por um mimo, uma gentileza, uma ação extra que demonstre a atenção que o hotel tem com seus hóspedes?

Nesse sentido, ações simples já podem gerar bons resultados. Seu hotel, naturalmente, já oferece aos hóspedes sabonetes e shampoos, certo? Mas que tal presenteá-los com uma necessáire personalizada para guardar esses itens?

Ou, quem, sabe, um petisco ou mesmo bebida de boas-vindas por conta da casa? Ainda, você poderá fazer parceria com estabelecimentos próximos e oferecer experiências diferenciadas para seus clientes. Uma sessão de massagem relaxante, por exemplo, pode ser uma boa pedida.

5. Invista em um marketing pós-venda

Mantenha o contato com seus novos clientes, mesmo depois de finalizado seu período de hospedagem. Realizar uma pesquisa de satisfação demonstra que seu estabelecimento valoriza a opinião de seus clientes e, ainda, fornece insights valiosos para melhorias em sua operação.

Com a autorização do cliente, outra prática que pode ser adotada é o envio de ofertas e novidades do hotel por e-mail. Ações de relacionamento, como oferecimento de desconto promocional na data de aniversário de seu cliente, também poderão atraí-lo de volta ao seu estabelecimento.

De acordo com um estudo, hotéis que são capazes de atrair, manter, satisfazer e fidelizar seus clientes são mais bem-sucedidos. Portanto, criar ações para encantar e fidelizar os novos clientes da alta temporada de hotéis pode trazer resultados fantásticos para o seu empreendimento.

Pronto para colocar essas dicas em prática? Você tem alguma outra boa prática de como aproveitar a alta temporada de hotéis para fidelizar clientes para compartilhar? Enriqueça essa discussão, deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

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