5 dicas para fidelizar clientes do seu hotel

5 dicas para fidelizar clientes do seu hotel

Um grande desafio de qualquer negócio é atrair novos clientes para sua base. Contudo, de acordo com dados, a chance de vender um serviço para um cliente novo é 50% menor do que de para um cliente já fidelizado.

Por isso é que é tão importante investir em estratégias e ações que busquem fidelizar clientes de seu hotel. As redes hoteleiras, hoje, passam por um momento em que, com a alta competição encontrada no segmento, a fidelização do cliente é fragmentada por outros serviços, e hotéis com experiências pouco marcantes acabam sendo esquecidos mais facilmente.

Confira, a seguir, algumas dicas de como conquistar seus hóspedes e aplicar técnicas de retenção para fidelizar clientes nas suas estratégias de marketing e vendas. Vamos lá?

1. Crie um atendimento personalizado e uma experiência única para cada cliente

O cliente valoriza muito uma experiência pensada para satisfazer suas necessidades e superar expectativas de um serviço comum, e que ele encontraria em qualquer outro hotel. Dados demonstram que nove entre dez pessoas, inclusive, pagariam mais por um serviço otimizado.

Assim, um atendimento personalizado faz a diferença na hora de fidelizar clientes. Atitudes simples, como pequenos mimos de cortesia de acordo com o perfil do hóspede ou uma carta de boas-vindas com o nome dele, podem ser valiosas para demonstrar o cuidado e a atenção que seu estabelecimento tem com seus clientes.

Entregar uma experiência excepcional e um atendimento personalizado exige conhecimento prévio do cliente. Aproveite os diferenciais de sua rede de hotéis, e as informações coletadas sobre o seu público, e agregue isso ao atendimento.

2. Incentive o feedback e procure sempre melhorar os pontos fracos

Fornecer canais facilitados para o feedback do cliente é fundamental. É necessário monitorar os processos e mensurar o nível de satisfação do hóspede, assim como conhecer qual é a possibilidade de ele recomendar o hotel para outras pessoas. Para estabelecer seu índice de recomendabilidade, você pode utilizar metodologias como a pesquisa NPS.

Sites como o TripAdvisor são um bom termômetro para obter uma noção básica de como a performance do hotel está impactando na avaliação de seu cliente, mas é sempre importante obter o máximo de informação e dados possíveis. Dessa forma, seu hotel consegue manter a competitividade e espírito de inovação do negócio.

3. Invista em práticas sustentáveis

É comum que muitos gestores de hotéis não saibam com precisão por onde começar quando o assunto é adoção de práticas sustentáveis.

Mais do que um tema em voga, práticas que visam a sustentabilidade podem ser um fator decisivo na tomada de decisão, constituindo 44% da preocupação dos consumidores. Além de elas serem uma forma de fidelizar clientes do seu hotel, essa postura de responsabilidade sócio ambiental pode representar uma economia significativa no consumo de recursos de seu negócio. A tecnologia de bombas de calor da Fasterm é um bom exemplo, garantindo até 75% de economia no aquecimento de água e agregando valor para a imagem de seu hotel junto ao público.

4. Mantenha sua equipe informada sobre eventos e estabelecimentos locais

Manter os recepcionistas de seu hotel informados sobre locais próximos e pontos turísticos mostra que sua equipe está preparada para receber hóspedes de diferentes perfis e que estão interessados em conhecer a região.

Uma forma de fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, criar conteúdo relevante para eles é investir em programas de comunicação interna, por meio dos quais haja o compartilhamento de informações e a realização de treinamentos com os colaboradores. Dessa forma, eles se tornam capazes de fazer recomendações, sugestões de roteiros, lugares a serem visitados e vão ter em mãos telefones úteis para a boa estadia do hóspede.

Um estudo apontou uma relação significativa entre a satisfação dos clientes de hotéis e a hospitalidade de sua equipe de atendimento, por isso, é fundamental que sua equipe seja empática e esteja preparada para garantir a melhor experiência possível a seus hóspedes.

5. Invista em campanhas promocionais e marketing pós-venda

Ter uma base fidelizada de clientes demanda investimento em técnicas que demonstrem que a sua empresa estará sempre à disposição. Oferecer um cupom de desconto no momento do check-out ou manter seu cliente atualizado sobre novas promoções e ofertas, por meio de campanhas de e-mail marketing, são apenas algumas das ideias que podem ser implementadas para gerar novas oportunidades e interações com o público-alvo do seu hotel.

Conclusão

De acordo com um estudo, hotéis que são capazes de atrair, manter, satisfazer e fidelizar seus clientes são mais bem-sucedidos. Além disso, os clientes de longo prazo são mais rentáveis para as empresas, uma vez que eles tendem a fazer mais negócios e trazer novos clientes por meio do marketing boca a boca – isso sem contar que esse perfil é menos sensível a mudanças nas tarifas.

Portanto, para garantir o sucesso de seu hotel, é fundamental criar ações para fidelizar clientes. Com elas, você criará uma experiência customizada e única, que o hóspede não encontrará em nenhum concorrente, garantindo a sua satisfação e a sua fidelidade.

Seu hotel já realiza ações para fidelizar clientes? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima. 

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